A criação do Programa de Pós-graduação que deu origem ao IPPUR ocorreu em 1971. A primeira turma de mestrado deste Programa teve início em 1972. Ao
considerar o prolongamento da Pandemia da Covid-19 no Brasil durante o ano de 2021, resolvemos realizar as comemorações dos 50 anos do IPPUR de modo presencial em 2022. No entanto, para marcar o seu cinquentenário em 2021, estabelecemos uma mesa redonda de lançamento das atividades comemorativas por mecanismo virtual na sessão de abertura da Semana IPPUR-2021.
Por ser um dos primeiros Programas de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional do país, surgido durante a ditadura militar brasileira, o IPPUR possui uma grande experiência neste campo do conhecimento. Por este motivo, o tema da mesa redonda de lançamento do seu cinquentenário será “A trajetória do Planejamento Urbano e Regional no Brasil”.
Para desenvolver o tema da mesa redonda, abordando-o no período anterior à ditadura militar, durante a ditadura militar e após a redemocratização do país,
convidamos Tânia Bacelar de Araújo, Roberto Monte-Mor e Hermínia Maricato. A coordenação da mesa redonda de lançamento dos 50 anos do IPPUR será conduzida pelo Diretor do IPPUR, Orlando Alves dos Santos Júnior.
![Tania](https://www.ippur.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Tania.png)
Tânia Bacelar de Araújo
Professora aposentada da UFPE, foi Diretora de Planejamento Regional da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e de Economia da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Foi Secretária do Planejamento e da Fazenda do Estado de Pernambuco, Secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e Secretária de Planejamento da Prefeitura do Recife. É sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN).
![Roberto Luís de M. Monte-Mór](https://www.ippur.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Roberto-Luis-de-M.-Monte-Mor.png)
Roberto Luís Monte-Mór
Doutor em Planejamento Urbano, professor e pesquisador na UFMG, coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte e seus desdobramentos (2009-19) e também o Centro de Estudos da Índia, na UFMG (2013-2018) e é pesquisador do CNPq.
![download (1)](https://www.ippur.com.br/wp-content/uploads/2021/10/download-1-1.png)
Ermínia Maricato
Professora Titular da USP. Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989/92) e Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003/2005). Membro do Conselho de Pesquisa da USP (2007), membro da Coordenação do BrCidades e medalha de Ouro da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos 2020.